segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Educação Medieval

Educação Medieval Contexto: O cristianismo se desenvolve intelectual e institucionalmente até alcançar a eminência máxima com a Escolástica e com o nascimento das Universidades; O localismo dos municípios e o gremialismo das profissões dão origem a uma nova estrutura social; Resultados na educação: Menosprezo da educação para a vida terrena; Maior atenção à vida emotiva e religiosa, com prejuízo da educação intelectual; Caráter universal, supranacional da educação, com o emprego de uma língua única - o latim-, e com a criação de Universidades, abertas a alunos de todos os países; Predomínio no ensino das matérias abstratas e literárias,com descuido das realistas e científicas; Emprego de métodos verbalistas e memorísticos, com menosprezo da atividade; Submissão a rigorosa disciplina externa, ao invés da liberdade de indagar e ensinar; Desenvolvimento de uma educação secular, municipal ou gremial, junto à eclesiástica. Educação monástica - únicos centros de cultura e educação até o século V Ordem Beneditina - eixo da educação monástica ocidental (Itália, Inglaterra, Alemanha, Suiça, e França); 37.000 edifícios depois - franciscanos, dominicanos, cluniacenses e cistercienses vida religiosa (moral e espiritual) aspecto intelectual reduzido objetivo: formação de monges (desde 6 ou 7 anos até 14 ou 15 anos) cópia de manuscritos, estudo das escrituras salmos, sinais de escrita, cânticos, gramática e livros sagrados tinham um escola externa para classes sociais inferiores (paroquiais) Educação catedral - formação de clérigos ensino - trivium e quadrivium tinham um escola externa para classes sociais superiores ou profissionais bispos ensinavam e supervisionavam Educação palatina e estatal - nos palácios - latim, grego, poesia, aritmética, astronomia, teologia Carlos Magno - Imperador Franco - hoje terras da França e Alemanha) Alfredo - Inglaterra - tradução das obras clássicas para o inglês Educação cavalheiresca germânicos - código de honra -cortesia, disciplina, organização, coragem educação na família, no próprio palácio até 7 anos. aos sete anos - outro palácio, era pajem de damas; 15 anos - escudeiro, já ia para guerras 21 anos cavaleiro muitos não sabiam ler e escrever objetivo: destreza física, equitação, esgrima, arco e lança; formação espiritual Mulher - prendas domésticas e poesia Educação universitária nasce nesse momento - século XII 1º escola de medicina de Salerno - Itália, depois a de Bolonha século XIII - a de Paris, junto a catedral de Notre Dame, depois a de Oxford (Inglaterra) e a de Salamanca (Espanha) caráter geral, para todos os estudantes de qualquer país faculdade de Artes = preparatória para a Teologia, Medicina e Direito graus de professores: bacharel (aprendiz de professor) licenciatura ( capacitado para ensinar) mestre ou doutor colégios - inicialmente eram hospedarias ensino; exposição e análise de texto questionamentos e apresentação de argumentos discussão de temas sugeridos pelo mestre Educação gremial e municipal (estas- princípio da edu caráter profissional - burgos aprendiz, oficial e mestre Educação municipal iniciou com professores ambulantes princípio da educação pública professores recebiam alguma remuneração - particular ou estatal PEDAGOGIA MEDIEVAL - Não houve muitos teóricos da educação, mas muitos educadores, geralmente monges e eclesiástico, entre os quais alguns escreveram sobre educação, tais como: Anos mais obscuros da Idade média: entre 600 e 850.

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