segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Educação Medieval
Educação Medieval
Contexto:
O cristianismo se desenvolve intelectual e institucionalmente até alcançar a eminência máxima com a Escolástica e com o nascimento das Universidades;
O localismo dos municípios e o gremialismo das profissões dão origem a uma nova estrutura social;
Resultados na educação:
Menosprezo da educação para a vida terrena;
Maior atenção à vida emotiva e religiosa, com prejuízo da educação intelectual;
Caráter universal, supranacional da educação, com o emprego de uma língua única - o latim-, e com a criação de Universidades, abertas a alunos de todos os países;
Predomínio no ensino das matérias abstratas e literárias,com descuido das realistas e científicas;
Emprego de métodos verbalistas e memorísticos, com menosprezo da atividade;
Submissão a rigorosa disciplina externa, ao invés da liberdade de indagar e ensinar;
Desenvolvimento de uma educação secular, municipal ou gremial, junto à eclesiástica.
Educação monástica - únicos centros de cultura e educação até o século V
Ordem Beneditina - eixo da educação monástica ocidental (Itália, Inglaterra, Alemanha, Suiça, e França);
37.000 edifícios
depois - franciscanos, dominicanos, cluniacenses e cistercienses
vida religiosa (moral e espiritual) aspecto intelectual reduzido
objetivo: formação de monges (desde 6 ou 7 anos até 14 ou 15 anos)
cópia de manuscritos, estudo das escrituras
salmos, sinais de escrita, cânticos, gramática e livros sagrados
tinham um escola externa para classes sociais inferiores (paroquiais)
Educação catedral - formação de clérigos
ensino - trivium e quadrivium
tinham um escola externa para classes sociais superiores ou profissionais
bispos ensinavam e supervisionavam
Educação palatina e estatal -
nos palácios - latim, grego, poesia, aritmética, astronomia, teologia
Carlos Magno - Imperador Franco - hoje terras da França e Alemanha)
Alfredo - Inglaterra - tradução das obras clássicas para o inglês
Educação cavalheiresca
germânicos - código de honra -cortesia, disciplina, organização, coragem
educação na família, no próprio palácio até 7 anos.
aos sete anos - outro palácio, era pajem de damas;
15 anos - escudeiro, já ia para guerras
21 anos cavaleiro
muitos não sabiam ler e escrever
objetivo:
destreza física, equitação, esgrima, arco e lança;
formação espiritual
Mulher - prendas domésticas e poesia
Educação universitária
nasce nesse momento - século XII
1º escola de medicina de Salerno - Itália, depois a de Bolonha
século XIII - a de Paris, junto a catedral de Notre Dame, depois a de Oxford (Inglaterra) e a de Salamanca (Espanha)
caráter geral, para todos os estudantes de qualquer país
faculdade de Artes = preparatória para a Teologia, Medicina e Direito
graus de professores:
bacharel (aprendiz de professor)
licenciatura ( capacitado para ensinar)
mestre ou doutor
colégios - inicialmente eram hospedarias
ensino;
exposição e análise de texto
questionamentos e apresentação de argumentos
discussão de temas sugeridos pelo mestre
Educação gremial e municipal (estas- princípio da edu
caráter profissional - burgos
aprendiz, oficial e mestre
Educação municipal
iniciou com professores ambulantes
princípio da educação pública
professores recebiam alguma remuneração - particular ou estatal
PEDAGOGIA MEDIEVAL -
Não houve muitos teóricos da educação, mas muitos educadores, geralmente monges e eclesiástico, entre os quais alguns escreveram sobre educação, tais como:
Anos mais obscuros da Idade média: entre 600 e 850.
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