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domingo, 2 de novembro de 2014
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Á escola é o espaço da sociedade que produz os elementos da sua própria contradição, na medida em que a educação é dialética.
Um dos primeiros documentos que trata da função da escola é " Manifesto dos Pioneiros" ,
escrito em 1932.
As discussões sobre a necessidade das escolas para todos se iniciam com o movimento da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos.
Os sujeitos escolares que compõem a organização da escola: um dos principais interlocutores para o contexto escolar é o professor, que exerce o papel direto com o aluno.
Sobre o perfil dos alunos: o acesso á informação contribui para que o aluno se torne um cidadão crítico e reflexivo.
A escola deve discutir seus encaminhamentos pedagógicos partindo da concepção de formação do aluno integral e integrando.
Função do professor no contexto escolar: o professor é responsável pelo trabalho pedagógico, abrangendo todas as formas de atividade científica, visando o pleno desenvolvimento do aluno.
"A integração entre escola e família deve também se dar nos processos decisivos da gestão, por meio colegiados, como o conselho escolar, prevendo que a comunidade seja sempre indagada na continuidade do processo de melhoria da instituição."
Organização escolar, significa viabilizar condições nas escolas para que as açóes aconteçam, construindo, assim, relações saudáveis de organização no espaço escolar.
O caminho para que a escola avance em sua organização é partir de um enfoque de participação e coletividade.
O conselho escolar, é um orgão de consulta, deliberação e fiscalização de grande impotância para a gestão escolar.
O diretor da escola deve coordenar, organizar e gerenciar as atividades da instituição, conforme deliberado pelo coletivo em reuniões e assembléias.
O setor técnico-administrativo mantém o funcionamento da escola(documentação, zeladoria, manutenção, entre outras atividades de operacionalização).
Qual a imprtânica do P.P.P? (projeto político pedaagógico)
O PPP, da escola exige reflexão sobre as finalidades da inatituição de ensino, papel social, formas operacionaia e ações do processo educativo.
O projeto deve ser fruto de uma construção coletiva, de muito estudo, discussões e reflexõwes.
A elaboração do projeto politico pedagógico deve seguir determinado roteiro o qual a escola pode selecionar, priorizando suas especialidades e clientela.
O PPP, deve ser constantemente avaliado, visto que é dinâmico e reflexivo, não se caracterizando como um documento estático da escola.
Melhoria do espaço escolar: a avaliação que traz resultados eficazes é apenas a de caráter quantitativa.
A avaliação institucional nas universidades deve ser utilizada para medidas, classificação e marketing.No art. 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/96), estão implícitos os princípios norteadores do projeto pedagógico, e um deles é "igualdade de condições para acesso e permanência na escola", também previsto no art. 206, inciso I da Constituição Federal de 1988 e no primeiro inciso do art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1991).
Sendo assim, a escola deve ser a principal ferramenta de inclusão; segundo Mantoam (apud MITTLER, 2003, XI), "o que se espera da escola é que seus planos sejam definidos por uma cidadania global, livre de preconceitos, a qual se dispõe a reconhecer e a valorizar, a incompletude, a singularidade dos seres, ideias essenciais para se entender a inclusão".
A escola deve, então, propor ações e fazer valer os direitos de todos os alunos para que sejam tratados sem discriminação, inclusive cumprindo a Constituição Federal de 1988, em seu art. 3º, inciso IV, que assegura “a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
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